DÚVIDAS FREQUENTES

Trocar a tela quebrada com um terceiro cancela o direito à garantia?

Nos últimos tempos, a empresa mudou a sua postura em relação aos reparos realizados por terceiros. Antigamente, o cenário era diferente — a empresa cancelava automaticamente a garantia quando o reparo era feito por assistências terceirizadas.

No entanto, a companhia decidiu adotar uma nova estratégia. Quando você precisar utilizar a garantia para outro problema, o cliente pode contar com o apoio da Apple para resolver entraves de fábrica, mesmo depois de levar o smartphone para a troca de display em uma especializada.

Porém, a empresa faz uma inspeção no iPhone para garantir que o problema seja realmente de fábrica e não forjado ou originado por conta do mau serviço da oficina especializada. Por esse motivo, busque apenas profissionais de confiança e que tenham uma boa reputação no mercado.

Devo me preocupar com a tela quebrada?

Depois de visitarem uma assistência, as pessoas podem pensar que o preço para o conserto é muito alto, não valendo a pena fazer o serviço, porém, você deve estar atento aos seguintes detalhes:

  • comprometimento da saúde do celular: dependendo do dano sofrido, os componentes tendem a ficar mais expostos às ações do tempo, podendo, além de comprometer os circuitos internos, aumentar a rachadura;
  • perigo de ocorrência de lesões: dependendo do quanto está estilhaçada, a tela pode soltar farelos de vidro, que podem cortar algumas regiões da pele, como as mãos e o ouvido.

É possível voltar para uma versão anterior do iOS?

DEPENDEAtualizar o iOS no iPhone e se acostumar com a nova versão do sistema operacional pode ser um problema para algumas pessoas. Porém, mesmo que o usuário se arrependa, dificilmente ele conseguirá fazer o downgrade, ou seja, instalar uma versão anterior do sistema operacional já instalado. Isso só será possível se ele estiver testando uma versão beta ou recém-lançada.

Após a atualização do iOS, o usuário dificilmente conseguirá volta à versão anterior — Foto: Reprodução/Thássius VelosoApós a atualização do iOS, o usuário dificilmente conseguirá volta à versão anterior — Foto: Reprodução/Thássius Veloso

Após a atualização do iOS, o usuário dificilmente conseguirá volta à versão anterior — Foto: Reprodução/Thássius Veloso

A prática de downgrade é desestimulada pela Apple. A fabricante tem um sistema de assinaturas que só permite instalar versões do sistema operacional autorizadas por ela. Normalmente, a assinatura das versões mais antigas fica disponível por pouco tempo. Depois de canceladas, elas não podem mais ser instaladas.

Não existe vírus pra iPhone?

MITOApesar de muito se falar de que os celulares da Apple são imunes a vírus, essa afirmação não passa de lenda. O iOS possui menos probabilidade de ser atingido do que os outros sistemas operacionais presentes no mercado. Mas, ainda que raro, o iPhone não está à salvo de um ataque de vírus ou malware.

Apesar de ser um sistema fechado, do qual a Apple possui um controle extensivo, ainda há brechas para infecções. Há casos de aplicativos e sites infectados no iPhone. Ele também fica vulnerável a ataques de hackers por meio de redes Wi-Fi em lugares públicos.

Apesar de serem mais seguros, os aparelhos da Apple não estão imunes a ataques vírus e malwares — Foto: Reprodução/KasperskyBlog

Apesar de serem mais seguros, os aparelhos da Apple não estão imunes a ataques vírus e malwares — Foto: Reprodução/KasperskyBlog

É importante lembrar, então, que apesar de mais incomuns, as infecções por vírus ou malwares podem acontecer, e o usuário deve seguir os procedimentos de cibersegurança para prevenir esses ataques.

Touch ID não é seguro?

MITOEm termos práticos, ele é bastante seguro. Apesar do Touch ID, como toda identificação biométrica, apresentar suas falhas e ser de conhecimento geral que ele pode ser hackeado, a probabilidade de que isso aconteça é mínima.

O sensor de digitais Touch ID pode ser considerado seguro — Foto: Divulgação/Apple

O sensor de digitais Touch ID pode ser considerado seguro — Foto: Divulgação/Apple

Portanto, o Touch ID pode ser considerado seguro, garantindo que suas informações pessoais não sejam de fácil acesso.

Carregadores genéricos vão estragar seu iPhone?

MITOOs carregadores genéricos podem parecer uma opção interessante se comparados aos acessórios originais, pelo menor custo. Os carregadores, mesmo que genéricos, de alta qualidade e que oferecem uma amperagem adequada são confiáveis e podem ser utilizados sem prejudicar o celular. O único detalhe é que eles podem carregar mais lentamente que o original.

Carregador não original pode prejudicar a bateria do iPhone se for de má qualidade ou oferecer amperagem inadequada — Foto: Divulgação/OEM

Carregador não original pode prejudicar a bateria do iPhone se for de má qualidade ou oferecer amperagem inadequada — Foto: Divulgação/OEM

Os carregadores só podem causar danos ao iPhone se forem utilizados materiais de má qualidade ou se as configurações de amperagem não forem adequadas (insuficientes ou excedentes às necessidades da bateria). Seriam os chamados carregadores “piratas”. Nesses casos, pode haver superaquecimento e até curto-circuito.

Carregar até 100% e deixar acabar a bateria prejudica o aparelho?

VERDADEO ideal é começar a carregar o seu iPhone entre 20% e 15%. Não é necessário deixar que a bateria zere para carregá-la, já que as baterias de íon de lítio que são utilizadas hoje em dia não ficam “viciadas”.

Deixar a bateria chegar a 0% é prejudicial ao aparelho — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Deixar a bateria chegar a 0% é prejudicial ao aparelho — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Chegar aos 100% também não é o mais saudável para a vida útil da bateria. Há um consenso entre os especialistas em tecnologia que o ideal seria manter a carga do seu aparelho entre 80% e 20%.

Como posso desbloquear o meu iPhone se esqueci a senha?

A Apple explica como desbloquear o iPhone se você esqueceu a senha ou a senha no manual de cada modelo. No entanto, como esta é uma pergunta muito freqüente, as respostas oficiais e ajuda adicional estão abaixo para sua conveniência.

Código de acesso ao iPhone esquecido - iOS 6 e iOS 7

Sobre os códigos de acesso do iPhone

O comportamento exato do iPhone depende de sua configuração quando alguém esquece a senha. Por padrão, não há um código de acesso. No entanto, a Apple observa o seguinte em relação às senhas esquecidas:

Se você digitar repetidamente a senha incorreta, o seu iPhone será desativado por intervalos maiores antes que você possa tentar novamente. Depois de muitas tentativas malsucedidas, você não poderá tentar novamente até conectá-lo ao computador com o qual você o sincronizou pela última vez [se tiver sido sincronizado com um computador].

Nota: Você pode configurar seu dispositivo para apagar-se após dez tentativas consecutivas de senha incorreta. Esta configuração está desativada por padrão. Pode ser ativado tocando em Ajustes> Geral> Bloqueio por Código.

Se você não conseguir lembrar a senha, precisará restaurar o dispositivo usando o computador com o qual você sincronizou pela última vez [ou iCloud]. Isso permite que você redefina sua senha e sincronize novamente os dados do dispositivo (ou restaure a partir de um backup). Se você restaurar em um computador diferente que nunca tenha sido sincronizado com o dispositivo, poderá desbloquear o dispositivo para usá-lo e removê-lo, mas seus dados não estarão presentes .

Observe também que os representantes da Apple não podem desbloquear um iPhone para você sem restaurar o iPhone também. O processo de restauração irá apagar tudo nele.

Como desbloquear códigos de acesso do iPhone

Se você esqueceu a senha no seu iPhone, você terá que restaurar o dispositivo.

Para restaurar o seu iPhone – que, novamente, exclui todos os seus dados (músicas, fotos, vídeos, aplicativos e assim por diante) no iPhone, use as instruções a seguir. Esteja absolutamente certo de que você fez o backup do conteúdo do seu iPhone antes de restaurá-lo.

iPhone previamente sincronizado com um Mac ou PC

Se você sincronizou seu iPhone anteriormente com o iTunes em um computador Mac ou Windows, normalmente ainda é possível fazer backup de adições recentes ao iPhone conectando-o ao mesmo computador que você usou antes, sem precisar digitar a senha.

Após o backup, você só precisa “restaurar” o seu iPhone e ter o backup copiado para o iPhone com o iTunes.

As instruções oficiais da Apple para restaurar um iPhone com o iTunes são:

  1. Conecte seu iPhone ao seu computador [que você já usou para sincronizar o dispositivo].
  2. No iTunes, selecione o iPhone na lista “Dispositivos” e depois “Resumo” na parte superior da tela.
  3. Se o iTunes não sincronizar automaticamente o seu iPhone, faça-o manualmente [e confirme se a sincronização e o backup foram bem-sucedidos .]
  4. Clique em “Check for Update”. O iTunes informa se existe uma versão mais recente do software do iPhone disponível.
  5. Clique em Restaurar. Siga as instruções na tela para concluir o processo de restauração. Ao restaurar, é recomendável que você [faça backup] do iPhone quando solicitado.
  6. Quando o iOS Setup Assistant solicitar a configuração do seu iPhone, escolha “Restaurar do backup do iTunes”.
  7. Selecione o seu dispositivo no iTunes e escolha o backup mais recente do seu iPhone.

Após esse processo, o seu iPhone deve ser restaurado com as informações do último backup, mas ele não terá mais a senha ativada. Seria sensato pensar cuidadosamente antes de definir outra senha ou usar o recurso de senha novamente.

Como corrijo meu iPhone se ele não liga, desliga ou acorda?

Se o seu iPhone não ligar ou ativar, a bateria provavelmente estará fora de carga e precisará ser carregada. Tente carregar o iPhone por pelo menos 10 a 20 minutos e veja se ele ganha vida. Se não vir a vida, mesmo após uma hora ou assim, você terá de tentar reiniciar, redefinir, actualizar e restaurar o dispositivo nessa ordem como a Apple recomenda . Se ainda não ligar, você pode ter um problema de hardware. É mais provável que seja uma bateria fraca ou morta, mas pode ser um problema de exibição ou outro problema.

Se o seu iPhone não for desativado, será necessário tentar redefini-lo ou forçar a saída de um aplicativo com comportamento inadequado. Se isso não funcionar, ou se o iPhone não responder, deixe a bateria descarregar até ficar sem energia e recarregue-a. Isso pode resolver o problema sozinho ou você pode precisar tentar restaurar o dispositivo. Por favor, note que restaurar o iPhone irá apagar todos os dados. Certifique-se de ter feito backup do seu iPhone recentemente antes de restaurá-lo.

Como faço para enviar meu iPhone para ser reparado?

Se você leu tudo no site de suporte da Apple para tentar resolver o problema sozinho, pediu ajuda aos seus amigos e entrou em contato com o suporte técnico da Apple (supondo que ainda esteja no período de suporte), mas ainda assim não consegue para resolver o problema, seu iPhone pode precisar de serviço.

Se o iPhone ainda estiver coberto pela garantia, consulte a página Solicitação de serviço de hardware do iPhone da Apple para obter mais informações sobre como enviar seu iPhone para a Apple para manutenção. Particularmente se o seu iPhone não estiver mais na garantia (e muitas vezes até mesmo se estiver na garantia) ou se o problema não estiver coberto pela garantia – danos acidentais, por exemplo, não são cobertos pela garantia – um diagnóstico e reparo de terceiros o serviço provavelmente será mais acessível e mais rápido também, entre em contato conosco e visite nossa loja para que um técnico possa ajudar com uma solução para o seu problema.

A garantia da Apple cobre dano à tela?

A tela trincada costuma ser o maior desespero dos usuários depois de derrubarem o seu aparelho. Isso ocorre porque grandes empresas, como a Apple, caracterizam o acidente como “mau uso por parte do cliente”.

Apesar de o assunto ser bastante questionado, principalmente pela fragilidade da tela, as grandes marcas preferem adotar uma postura mais segura, anulando a garantia.

Quais as vantagens de trocar a tela com uma assistência especializada?

Depois do acidente, você pode ter pressa para arrumar o celular, afinal, a experiência de encarar o aparelho com a tela trincada pode se tornar bastante frustrante, principalmente se lembrarmos do alto valor investido. Por esse motivo, é natural que o cliente fique em dúvida de qual escolher: uma solução oficial ou uma especializada?

A primeira pode afastar os clientes rapidamente, pois a empresa costuma cobrar um valor alto para fazer apenas uma substituição, sendo melhor, até mesmo, adquirir um novo para compensar o custo.

Para resolver a situação, as assistências especializadas surgem como uma opção bastante interessante, principalmente em relação ao preço cobrado. Como elas não precisam seguir às normas da empresa (como a tabela de preços, por exemplo), a assistência pode cobrar um valor mais baixo, sem precisar comprometer a qualidade do serviço a ser prestado.

A preocupação de manter o aparelho nas melhores condições possíveis é bastante alta, principalmente quando lembramos do quanto desembolsamos para adquiri-lo.

Fechar aplicativos economiza bateria?

MITO. A própria Apple revelou, em uma entrevista ao site The Verge, que essa prática é lenda. Além de não economizar bateria, você pode prejudicar o desempenho do celular.

O costume de fechar o aplicativos no iPhone não resulta em economia de bateria — Foto: Reprodução/Lucas MendesO costume de fechar o aplicativos no iPhone não resulta em economia de bateria — Foto: Reprodução/Lucas Mendes

O costume de fechar o aplicativos no iPhone não resulta em economia de bateria — Foto: Reprodução/Lucas Mendes

A fabricante esclareceu que nem todos os aplicativos ficam realmente abertos e funcionando em segundo plano. Eles entram em um modo de espera para que o usuário possa navegar e realizar funções simultaneamente no iPhone e, por isso, segundo Craig Federighi, vice-presidente sênior de Engenharia de Software da Apple, você não economiza bateria se forçar o fechamento deles.

Esse procedimento só é aconselhado caso o aplicativo pare de responder, segundo a fabricante.

Você não deve deixar seu telefone carregando a noite toda?

MITOAntigamente, as baterias não eram suficientemente inteligentes a ponto de notar quando estavam com carga total e, portanto, sobrecarregá-las de maneira repetitiva levava à diminuição do seu tempo de vida. Porém, isso não é mais verdade.

Não há problema em deixar o celular carregando durante a noite — Foto: Divulgação

Não há problema em deixar o celular carregando durante a noite — Foto: Divulgação

As baterias de íon de lítio que são utilizadas atualmente não são afetadas por esse problema. Uma vez que seu celular está completamente carregado, ele para de puxar energia. Portanto, não há com que se preocupar. Você pode deixar o celular carregando enquanto dorme.

Desligar o iPhone é benéfico?

VERDADEDê uma pausa ao seu celular. É normal que hoje em dia deixemos o iPhone ligado 24 horas por dia, todos os dias. E por mais inofensivo que pareça, o celular precisa ser desligado de vez em quando para funcionar corretamente.

Fazendo isso, é possível eliminar processos redundantes de segundo plano e “limpar” a memória cachê, mantendo um alto desempenho. Além disso, é possível preservar a vida útil da bateria.

É importante desligar o iPhone pelo menos uma vez por semana para manter o alto desempenho — Foto: Foto: Reprodução/YouTube

É importante desligar o iPhone pelo menos uma vez por semana para manter o alto desempenho — Foto: Foto: Reprodução/YouTube

Não é necessário, porém, reiniciá-lo sempre. Uma vez por semana seria o suficiente, segundo recomendações dos funcionários da Apple.

Como configurar o Touch ID no iPhone!

Como usar o 3D Touch no iPhone!

Como personalizar a Central de Controle no iPhone!

Saiba como começar a utilizar o recurso Tempo de Uso!